Não esqueça a minha Caloi

Uma lava a outra, lava uma.

Certa vez um professor comparou a memória a uma barra de sabão. Passe um lápis nessa barra uma vez e você vai fazer um risquinho de nada. Passe o lápis várias vezes sobre a mesma marca e logo você terá feito uma marca funda no material maleável. Se eu usar o sabão onde tinha um arranhadinho de nada feito a lápis, a marca vai sumir rapidamente com a água e minhas mãos em movimento. Agora, uma fenda gravada na barra permaneceria ali, mesmo depois de repetidas lavagens, pois tenho obsessões, com licença. Seguindo a lógica, um conhecimento adquirido e nunca mais resgatado da memória logo se extinguiria, ao passo que aquilo que eu aprendo e reforço, e expando, e compartilho, e continuamente acesso, isso sim ficaria marcado por mais tempo, talvez para sempre.

Pipoca na panela começa a arrebentar.

Certa vez um professor me explicou que assistir aos mesmos desenhos animados era para a criança uma atividade nova, a cada repetição. Isso porque, a cada nova exibição do episódio, novas lacunas seriam preenchidas. Em um primeiro momento, a mente registraria o essencial para entender a história, e depois, cada vez mais detalhes seriam absorvidos, até que a obra ficasse registrada por completo no cérebro infantil. O conceito se extende a nós adultos. Só aprendemos uma música depois de ouví-la repetidamente. Só percebemos sutilezas de um filme depois de revê-lo algumas vezes, já tendo quase decorando os diálogos.

Compre batom.

Um fato é que o fator repetição está associado ao fator prazer e também ao fator dor. O que me dá prazer, mas faz querer repetições, logo, reforço minha memória. O que me causa dor, não me deixa esquecer, porque eu vou ficar refazendo aquele diálogo simples que deveria ter acontecido sem nem uma gagueira, mas que me fez passar por uma pessoa que não está o mínimo preparada para lidar com as situações do cotidiano. Logo, fico reforçando a experiência vivida, na tentativa de ensaiar uma saída melhor para a próxima vez, antes que a gagueira ataque.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s